top of page
Buscar

Despedida da alma

"Bem aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus" Mateus 5:8
"Ele só fez o que ele quis!" Prof. Dr. Evandro Rivitii


Como meu pai, sempre fui um pouco avessa a rituais, cerimônias... Mas eu aprendi como são importantes. Agradeço a palavra de cada um de vocês que estão participando desses momentos conosco, porque nos ajuda a perceber tudo que meu pai foi e se tornou nesses 83 anos. Desde histórias da infância, até as mais recentes de seus pacientes queridos.


Este sermão coincide com o que foi meu pai. Um coração puro e desprendido. E como pode, um médico, homem das ciências, que "sempre fez apenas o que quis", exercer tal e qual esses ensinamentos? Uma vida genialmente simples e humilde?


Acho que porque, no fundo e no princípio das coisas, sua maior virtude foi a humildade. Uma humildade genuína de observar. Quanto maior nossa humildade, mais amplo o nosso olhar. Um olhar sem julgamento moral, um olhar puro da alma de um verdadeiro cientista, disposto a conhecer e entender o mundo.


E ele olhava não só para os desafios dos males dos pacientes, mas para os desafios dos fenômenos da Natureza, do nosso corpo, frágil e ao mesmo tempo potente, os desafios do ser humano..


Tudo, mas tudo, inclusive seus próprios desejos, eram observados com humildade, sem julgamento prévio, e submetidos a uma análise logicamente encadeada. E, como um cientista, sem viés moral, chegava à sua conclusão para agir.


Como não ser a melhor escolha, depois de todo esse processo?


Nesses 55 anos ao seu lado, e bem ao seu lado, foi muito fácil aprender sobre ética e justiça. Isso porque aprendemos com meu pai, a importância do olhar humilde sem julgamento moral, o coração puro, para tudo. Assim, o que a gente escolhe fazer, só pode contribuir para que façamos do nosso mundo, com toda sua potência, um muito melhor: mais tolerante, mais cuidadoso, mais respeitoso, repleto de criatividade... mais justo.


Uma verdadeira obra de arte.


E vamos nessa! A cada desafio, um pouco de sua essência vai aparecer e vai nos ajudar a fazer o nosso melhor!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Um grande amigo

Dr. Danilo Soné Soriano Hoje o mundo ficou mais triste, perdi um grande amigo de quase 30 anos, um professor na essência da palavra,...

 
 
 
Despedida

Neste período em que meu pai estava se recuperando da cirurgia, tive o privilégio de atender alguns pacientes antigos. Num momento em que...

 
 
 

Comentários


bottom of page